O que são notificações?

As notificações são uma forma de receber informações importantes de um Dashboard do CrowdTangle por email ou por Slack.
 

Por que devo usar notificações?

  • Para saber quais foram suas publicações com desempenho acima da média diariamente ou semanalmente.
  • Para que o leaderboard envie dados à sua equipe antes das análises operacionais mensais.
  • Para identificar conteúdo com alto desempenho em tempo real.
  • Para ser notificado quando um influenciador compartilhar seu conteúdo.

Como faço para usar as notificações?

Visão geral das notificações:

As notificações podem ser criadas, editadas ou excluídas na seção Notifications (notificações) do CrowdTangle, que pode ser encontrada em dois locais:

  • Aba Notifications (Notificações): dentro de uma lista ou busca salva.
  • Seção Notifications: na seção global de notificações na barra de navegação na lateral esquerda.

As notificações podem ser enviadas por email ou, em alguns casos, por mensagens no canal do Slack.  Cada uma pode ser vinculada a listas ou buscas salvas específicas, o que significa que cada uma é vinculada a um Dashboard específico. As notificações criadas por meio da aba Notificações de uma lista ou pesquisa serão marcadas automaticamente naquela lista ou pesquisa.  As notificações criadas na seção global de Notificações não estão vinculadas a nenhuma lista ou pesquisa por padrão.  Uma notificação só utiliza uma plataforma por vez.  

As notificações por email são enviadas do endereço feedback@crowdtangle.com.  Algumas organizações talvez precisem inserir na lista de liberação esse endereço de email para que as notificações não fiquem retidas nos filtros de spam. Entre em contato com seu departamento de TI para ter certeza.

Observação: apenas usuários do Dashboard podem criar ou modificar as notificações.  Usuários com permissão apenas para leitura só podem receber notificações existentes.

Configuração de notificações do Slack:

NOVIDADE DE 2019: basta acessar as notificações em seu Dashboard, selecionar um alerta de Overperforming (viralização) ou Referral (referência) e clicar em "Add to Slack" (Adicionar ao Slack). Você será redirecionado para uma tela de autorização do Slack onde pode selecionar o #canal adequado no qual publicar. Caso você queira alterar o canal posteriormente, desative o alerta e o o botão "Add to Slack" (Adicionar ao Slack) será exibido novamente, assim você poderá selecionar outro #canal. 

Se for um alerta totalmente novo, você não verá o botão "Add to Slack" (Adicionar ao Slack) até clicar em "Create & Subscribe" (Criar e assinar).

Você pode fazer isso para quantos alertas de Overperforming (viralização) ou de Referral (referência) você quiser. No entanto, essa integração não oferece suporte para Digests (resumos) ou notificações de leaderboard. 

Observe que essa é uma substituição da integração antiga do Slack que usava webhooks recebidos. Felizmente, agora ficou muito mais fácil configurar!

Criando notificações por email:

Dando nome às notificações: cada notificação tem um nome e uma linha de assunto.  Quando for escolher um nome, seja o mais específico possível.  Isso fará com que seja mais fácil diferenciar suas notificações, caso precise ajustá-las posteriormente.  Dessa forma, é importante que a linha de assunto (Subject Line) e o nome da notificação (Name) sejam iguais.  Quando uma pessoa receber uma notificação por email, ela verá apenas a linha de assunto.  Se o nome da notificação e a linha de assunto do email não forem iguais, a adição/remoção de pessoas ficará mais difícil.

Assinar/Cancelar assinatura das notificações:  quando uma notificação por email for criada, você poderá usar a seção Subscriptions (Assinaturas) para adicionar pessoas à notificação.  Qualquer pessoa pode ser adicionada a uma notificação (mesmo que não tenha uma conta do CrowdTangle), mas é importante avisar às pessoas com antecedência que elas serão adicionadas à notificação por que elas precisaram aceitar o convite para recebimento através do email.

Se o controle deslizante grande ao lado do nome da notificação está azul, significa que você está inscrito para recebê-la.  Se você clicar em qualquer um dos controles deslizantes, ele ficará cinza, e a assinatura para receber a notificação será cancelada. Se você clicar Manage Other Subscriptions você pode ver quem também está recebendo essa notificação.

Programando notificações:  resumos e notificações de leaderboard devem ter o envio programado para horários específicos.  (Alertas de Overperforming e de Referral (referências) não são programados com antecedência, veja abaixo) Ao programar uma notificação, escolha se ela será enviada diariamente, semanalmente, constantemente ou de acordo com um período personalizado.  

Ao selecionar Rolling (Constantemente), o resumo será enviado em horários intervalados de segunda a sexta-feira.  Você pode configurar a notificação para que seja enviada de hora em hora, a cada duas, três, quatro ou seis horas.  Se desejar, você também poderá optar por receber o resumo aos finais de semana.
 

Tipos de notificações

Há quatros tipos principais de notificações:

  • Digest (Resumo): resumo de publicações por pesquisa ou lista.
  • Leaderboard: classificação de Páginas/contas em uma pesquisa ou lista.
  • Viral Alert (Alerta de viralização): notificação imediata sobre publicações com desempenho superior em uma pesquisa ou lista (integração com o Slack disponível).
  • Referral Alert (Alerta de referência): notificação imediata quando uma Página/conta relevante compartilha uma de suas publicações (integração com o Slack disponível). 

Digests (Resumo)

Clique aqui para ver um exemplo de digest (resumo).

Os resumos são usados para enviar para você ou para alguém de sua equipe uma coleção de publicações com base no período, nos filtros de desempenho e no tipo de publicação.  Exemplos clássicos de resumos incluem:

  • 10 principais publicações com desempenho acima da média de suas Páginas/contas
  • 10 principais publicações por interações totais de uma lista com os concorrentes
  • Resumo das últimas notícias da noite anterior

Os digests (resumos) podem ser personalizados de diversas maneiras:

Programação: Publicações de um ano atrás

Os resumos são notificações agendadas, o que significa que são enviados em intervalos de tempo predeterminados.  (Veja "Programando notificações" acima).  Se você programar um resumo para ser enviado diariamente, semanalmente ou em um horário personalizado, terá a opção de começar a receber publicações de um ano atrás.  Esses resumos são retrospectivos. Em vez publicações recentes, você receberá publicações da mesma época no ano anterior.  Eles podem ser lembretes de aniversários de eventos importantes, o que pode ser um contexto útil para seu ciclo de notícias atual.  

Listas e buscas salvas

Os resumos devem estar vinculados a pelo menos uma busca salva ou lista, mas também podem estar vinculados a uma combinação de buscas salvas ou listas.  Nesses casos, o resumo agregará as publicações de cada busca/lista e determinará qual será enviada com base nas personalizações em "Advanced Options" (Opções avançadas).
 

Opções avançadas

Ranking Type (Tipo de classificação): os resumos determinarão quais publicações serão enviadas com base, em parte, no tipo de classificação que você escolher.  As opções são iguais às dos filtros de Desempenho na aba Publicação nas listas e buscas salvas.  Para obter mais informações sobre o que essas opções significam, leia nosso artigo Publicações e análises de publicações aqui.

Type of Post to Include (Tipos de publicações a serem incluídas):  por padrão, um resumo enviará publicações de qualquer tipo, mas você também pode fazer com que ele inclua apenas publicações de um tipo específico.  Isso inclui a possibilidade de escolher tipos específicos de publicações de vídeo ou até mesmo ver apenas Branded Content (em um Dashboard do Facebook ou Instagram).

Number of Posts (Número de publicações): por padrão, os resumos enviarão as 10 publicações mais relevantes com base nas outras opções que você selecionou, mas você pode ajustar o número conforme necessário.

Minimum Interactions (Número mínimo de interações):  oferece a você a oportunidade de filtrar conteúdos que não atinjam um determinado limite em termos de interação.  Isso pode ser útil quando seu Tipo de classificação estiver configurado para melhor ou pior desempenho.

Custom Weights (Pesos personalizáveis): o CrowdTangle permite que você controle a forma como a pontuação de Overperforming (performance acima da média) é calculada para uma determinada notificação.  Você pode optar por remover totalmente determinados tipos de interações da pontuação ou optar por dar uma maior importância a interações específicas.  Isso é útil em situações onde você deseja estudar um conteúdo que é muito bom em gerar um tipo específico de interação — curtidas, comentários ou compartilhamentos.

Leaderboard

Clique aqui para ver um exemplo de uma notificação de leaderboard

As notificações do leaderboard são uma forma de enviar dados de um leaderboard diretamente para alguém, sem que a pessoa precise acessar o Dashboard para obter as informações.  Exemplos clássicos de notificações de leaderboard incluem:

  • Uma classificação semanal sua e de seus afiliados por desempenho de interação.
  • Uma atualização mensal que mostra sua classificação em comparação aos concorrentes.
  • Uma análise de crescimento de mercado.

Diferentemente da aba Leaderboard, as Notificações do leaderboard focam em uma única métrica.  Quando você configura a notificação, pode escolher qual métrica deseja receber:

Total Interactions (Total de interações): essa configuração padrão para leaderboards classificará as Páginas/contas na lista ou pesquisa de acordo com o número combinado de interações em seu conteúdo que foi obtido em um determinado período.

Interaction Rate (Taxa de interações): classificará as Páginas/contas de acordo com a taxa de interações do leaderboard.  Diferentemente da taxa de interações da publicação, a taxa de interações do leaderboard é calculada dividindo o total de interações que uma Página/conta obteve em um determinado período pelo número de publicações durante aquele esse período.  Depois, o resultado é dividido novamente pelo média de curtidas da Página/seguidores da conta que a Página/conta teve durante o período.  O resultado é então convertido em uma porcentagem. 

Total Posts (Total de publicações):  essa métrica desconsiderará os dados de interação das publicações de uma Página/conta e, em vez disso, fará a classificação totalmente baseada no número de publicações daquele período.  

Account Size (Tamanho da conta): essa métrica faz a classificação de acordo com o número de curtidas da Página ou seguidores da conta. 

Account Growth (Crescimento da conta) (total): essa métrica fará a classificação de acordo com o número bruto de curtidas/seguidores que cada Página/conta obteve durante o período da notificação.

Account Growth (Crescimento da conta) (%): diferentemente da métrica acima, essa classificação é feita com base na porcentagem de crescimento de seguidores/curtidas que cada Página/conta teve durante o período da notificação.  (novas curtidas/seguidores divididos pelo total de curtidas/seguidores convertidos em uma porcentagem).

Video Views (Visualizações de vídeo): focará o leaderboard totalmente no número de visualizações de vídeo que cada Página/conta obteve durante o período da notificação.

Send As Excel Report (Enviar como relatório do Excel): ativar essa opção enviará a notificação como um arquivo .csv, o que permite que você combine facilmente as informações com outras fontes de dados se estiver usando um programa como o Excel.
 

Viral Alert (Alerta de viralização)

Clique aqui para ver um exemplo de um alerta de viralização.

Alertas de viralização são usados para fornecer notificações em tempo real quando o conteúdo de uma determina lista ou pesquisa salva atinge uma pontuação de Overperforming (performance acima da média) específica, enviando uma notificação para você quando o conteúdo começa a viralizar.

Os alertas de viralização podem ser usados para identificar conteúdo para ser impulsionado ou para monitorar histórias em desenvolvimento que seus concorrentes começaram a cobrir.

Alertas de viralização podem ser personalizados das seguintes formas:

Minimum Score for Notifications (Pontuação mínima para notificações):  alertas de viralização são acionados quando o conteúdo de uma lista ou busca atinge a pontuação de desempenho superior a pontuação definida.  Ao configurar alertas de viralização pela primeira vez, recomendamos começar com pontuações mais altas e depois ir diminuindo, para evitar que sua Caixa de Entrada fique cheia de alertas.

Enable Slack (Ativar Slack): se você configurou as notificações do Slack em seu Dashboard (consulte Notificações do Slack no início deste artigo), poderá configurar um alerta de viralização para enviar uma mensagem a um canal do Slack específico ativando essa opção e inserindo o nome do canal do Slack aqui.  (Certifique-se de incluir o número na frente do nome)
 

Opções avançadas

Get Notified On Every Post (Receber notificação sobre todas as publicações): se você quiser, poderá ignorar o limite de pontuação de Overperforming e fazer com que o alerta de viralização seja acionado sempre que uma Página ou conta vinculada ao alerta fizer uma publicação nova.  Isso pode ser útil quando você for usar a integração do Slack para monitorar seu conteúdo, mas pode se tornar algo impossível de acompanhar quando usado como notificação por email.

Skip Weekend Delivery (Pular veiculação no final de semana): alertas de viralização não são programados. Eles são acionados sempre que o conteúdo atinge uma determinada pontuação de Overperforming.  No entanto, você pode optar por desativar o alerta durante o final de semana.  

Custom Subject Line (Linha de assunto personalizada):  alertas de viralização têm uma linha de assunto personalizada, mas você pode personalizá-las.  É altamente recomendado que você faça isso para que possa identificar quais notificações estão sendo originadas por quais alertas.

Types of Posts to Include (Tipos de publicações a serem incluídas):  por padrão, um alerta de viralização enviará publicações de qualquer tipo, mas você também pode fazer com que ele inclua apenas publicações de um tipo específico.  Isso inclui a possibilidade de escolher tipos específicos de publicações de vídeo ou até mesmo ver apenas Branded Content (em um Dashboard do Facebook ou Instagram).

Minimum Interactions (Número mínimo de interações):  oferece a você a oportunidade de filtrar conteúdo que não atinja um determinado limite em termos de interação. 

Custom Weights (Pesos personalizáveis):  o CrowdTangle permite que você controle a forma como a pontuação de Overperforming é calculada para uma determinada notificação.  Você pode optar por remover totalmente determinados tipos de interações da pontuação ou optar por dar uma maior importância a interações específicas.  Isso é útil em situações onde você deseja estudar um conteúdo que é muito bom em gerar um tipo específico de interação — curtidas, comentários ou compartilhamentos.

Pesos personalizáveis – Facebook Live: se você tiver configurado o tipo de publicação do alerta como Facebook Live, também terá a opção de fazer com que o CrowdTangle determine a pontuação de Overperforming exclusivamente por métricas de visualização de vídeo: seja o total de visualizações (da publicação original, bem como os compartilhamentos), seja apenas a contagem de visualizações da publicação original.  Você verá essas opções em Custom Weights (Pesos personalizáveis).
 

Referral Alert (Alerta de referência)

Clique aqui para ver um exemplo de alerta de referência.

Os alertas de referência ou referral alert são notificações em tempo real que são acionadas sempre que um novo conteúdo atende aos critérios de uma pesquisa salva.  Geralmente eles são usados para notificar você quando uma pessoa publica algum conteúdo seu.

Para usar um alerta de referência para esse propósito, você deve primeiro criar uma busca salva para a URL base de sua publicação. Em seguida, exclua a lista de suas próprias Páginas/contas da pesquisa para garantir a identificação de conteúdo apenas de fontes que não sejam as suas.

Depois que você salvar a busca, poderá adicioná-la a um alerta de referência (referral) para receber notificações quando seu conteúdo for vinculado a uma Página ou conta no banco de dados do CrowdTangle.  

Há algumas maneiras de você personalizar essa notificação ainda mais:

Enable Slack (Ativar Slack):  se você tiver configurado as notificações do Slack em seu Dashboard (consulte Notificações do Slack no início deste artigo), poderá configurar um alerta de referência para enviar uma mensagem a um canal do Slack específico ativando essa opção e inserindo o nome do canal do Slack aqui.  (Certifique-se de incluir o número na frente do nome)

Page Likes Threshold (Limite de curtidas da Página):  você pode usar esse campo para que o CrowdTangle desconsidere Páginas ou contas que não têm um número mínimo de seguidores/curtidas. Isso pode ajudar você a focar nos influenciadores cujas publicações têm mais probabilidade de causar impacto.

Skip Weekend Delivery (Pular veiculação no final de semana): os alertas de referência não são programados. Eles são acionados sempre que o conteúdo atinge uma determinada pontuação de overperforming.  No entanto, você pode optar por desativar o alerta durante o final de semana.  


Dúvidas? Comentários? Envie um email para support@crowdtangle.com

Treinamento: Cadastre-se no curso do Blueprint!

Did this answer your question?