O que é o leaderboard?

Um leaderboard permite que você veja o desempenho de um perfil, Página, conta ou grupo de perfis/Páginas/contas em uma lista ou pesquisa salva durante determinado período. Esse recurso é útil para criar relatórios sobre seus perfis, Páginas ou contas como um grupo, rastreando seus afiliados e fazendo análises competitivas.  

“Um Dashboard que mostra um leaderboard de todas as nossas Páginas e dos stories com pior desempenho se tornou a nova tela inicial em nosso newsroom, colocando ênfase nas informações em tempo real e a todo o momento.”

- Hannah Monderkamp, analista de redes sociais do Rheinische Post 

 

Por que devo usar os leaderboards?

  • Para analisar o desempenho de todas as suas Páginas, perfis ou contas ao mesmo tempo.
  • Para monitorar e comparar seu desempenho com o de seus concorrentes.
  • Para identificar os líderes em sua organização e usufruir do que eles têm a oferecer.
  • Para monitorar o desempenho de seu conteúdo de marca e identificar novos parceiros de publicação cruzada.

 

Atualizações recentes:

4/17/2018: Agora você pode monitorar o desempenho do conteúdo de marca nos leaderboards.

2/1/2018:  Os Dashboards do Facebook agora têm leaderboards de interação para comentários, compartilhamentos e reações.
 
 

Como usar os leaderboards?

“Eles são excelentes para ver o desempenho de sua Página e de seus concorrentes em grandes comunidades e em diversas plataformas.”

- Allison Rockey, diretora de programação da Vox


Visão geral

Os leaderboards estão localizados nas listas e nas pesquisas salvas.  Antes de você começar a usar os leaderboards, certifique-se de ter uma lista ou uma pesquisa salva que inclua todos os perfis, Páginas, grupos ou contas que você gostaria de monitorar em seu leaderboard.

Os parceiros geralmente usam os leaderboards com uma lista de afiliados, listas de seus concorrentes e pesquisas salvas sobre eventos atuais ou futuros.
 

Dados do leaderboard

Os leaderboards podem rastrear as seguintes métricas:

  • Dados de interação
  • Média de publicações ou tuítes por dia
  • Curtidas/seguidores da Página
  • Taxa de crescimento
  • Dados de visualização de vídeo (somente Facebook e Instagram)

Dica profissional: os leaderboards fornecem informações semelhantes a um gráfico do Intelligence, mas não se limitam a dez perfis, Páginas ou contas.  

Um leaderboard também classificará o desempenho de cada perfil, Página ou conta na lista ou pesquisa salva, fornecendo a você o desempenho médio do grupo de perfis/Páginas/contas na lista bem como um detalhamento do desempenho individual.  

Dica profissional: você pode usar o filtro Page Size(tamanho de página) no topo do leaderboard para limitar a visualização dele a apenas perfis, Páginas ou contas com tamanhos semelhantes ao seu.  Use esse recurso para obter dados mais refinados sobre a concorrência

Passar o mouse sobre as métricas de desempenho no leaderboard dará a você informações adicionais:

 

Conteúdo do vídeo

Os leaderboards são a única forma de acessar os dados sobre a visualização de vídeos concorrentes de perfis do Facebook, Páginas ou contas do Instagram.  Os dados de vídeo são separados por vídeos próprios (vídeos publicados diretamente na Página ou na conta) e vídeos compartilhados (vídeos de outras Páginas ou contas que foram compartilhados).  Os leaderboards do Facebook também separam dados de vídeos tradicionais do Facebook Live.

 

Conteúdo de marca

Os leaderboards nos Dashboards do Facebook podem monitorar o desempenho do público, do conteúdo de marca não direcionado das Páginas em uma lista ou pesquisa.  Esses dados podem ser usados para comparar o desempenho de seu conteúdo de marca com o dos concorrentes e identificar possíveis parceiros de publicação cruzada. 

Dica profissional:  para identificar possíveis parceiros de publicação cruzada, crie uma pesquisa salva em um Dashboard do Facebook que pesquise pela URL de base de sua publicação.  Isso identificará qualquer publicação sua que tenha sido compartilhada por outras Páginas monitoradas pelo CrowdTangle.  Você poderá então criar um leaderboard de conteúdo de marca para identificar os publishers mais bem-sucedidos que estão compartilhando seu conteúdo.
 

Tipos de leaderboards

Todos os leaderboards de publicação:  esses vão monitorar todas as informações listadas acima.

Leaderboards de interação (somente Facebook): esses leaderboards vão monitorar especificamente dados sobre comentários, compartilhamentos ou reações das Páginas ou grupos da lista ou da pesquisa salva.

Leaderboards de conteúdo de marca:  esses leaderboards fornecerão dados específicos sobre publicações ou tuítes públicos não direcionados de cada Página ou conta.

Leaderboards de vídeo próprio (somente Facebook e Instagram): esses leaderboards fornecerão dados específicos sobre vídeos que foram publicados diretamente na Página ou na conta no leaderboard.  Os vídeos compartilhados de outros sites ou contas não são incluídos.

Leaderboards de vídeo compartilhado (somente Facebook e Instagram): esses leaderboards fornecerão dados específicos sobre vídeos que foram compartilhados de outras Páginas ou contas.  Os vídeos publicados diretamente na Página ou conta não são incluídos.

Leaderboards de Todas as listas:  mostrar o leaderboard da página Todas as listas classificará cada uma de suas listas de acordo com os dados de interação agregada de todas as Página ou contas delas.

Dica profissional: use os leaderboards de interação para encontrar concorrentes em seu local que geram muitos comentários e compartilhamentos.  Crie uma lista com as páginas mais relevantes e use o stream de publicação para estudar a estratégia de conteúdo dos concorrentes.

 

Como exportar dados do leaderboard

Clicar no ícone de nuvem na parte superior do leaderboard fará com que você receba os dados do leaderboard como um arquivo .cvs.

Live Displays

Você pode criar colunas de leaderboard no Live Displays.  Saiba mais neste artigo.
 

Notificações do leaderboard

Os leaderboards também podem se transformar em notificações por email.  

Você encontrará essa opção indo até a seção de notificações da lista ou pesquisa salva.  Outra opção é ajustá-los na seção de notificações globais na parte superior de seu Dashboard.

Dica profissional: acessando a respectiva opção em "Opções avançadas", você pode receber os dados do leaderboard por email diretamente como um relatório do Excel.

Dúvidas? Comentários? Envie um email para support@crowdtangle.com

Treinamento: Cadastre-se no curso do Blueprint!

Did this answer your question?